sábado, 4 de fevereiro de 2023

Livro: "O diário de Anne Frank". Autora: Anne Frank. Análise ( opinião) literária. Incentivo à leitura. Desenvolver o prazer pela leitura.


 O livro "O diário de Anne Frank" é uma obra de uma sensibilidade impressionante, de linguagem simples e clara, consegue transmitir ao leitor todas as circunstâncias que envolveram a história de vida da autora. 

A história contada pela então adolescente Anne Frank, usa a singeleza da narrativa despretensiosa para levar o leitor à  compreender o drama que foi a segunda guerra mundial, e como as pessoa foram perseguidas presas e mortas, pela origem, pela fé que profesavam, pela orientação  sexual, ou simplesmente por serem consideradas pessoas de uma raça inferior.

Ao meu ver, a obra de Anne Frank se tornou um clássico mundial, porque conseguiu mostrar as aflições a que as pessoas são submetidas quando chegam ao poder ideias impregnadas de fanatismo, mentiras, ou ainda pior, meias verdades.

O cotidiano da família de Anne Frank, contada sob o ponto de vista de uma menina de 13 anos, tendo como pano de fundo uma das mais terríveis catástrofes vivenciadas pela humanidade em sua história recente, tem uma força enorme como narrativa, e faz com que o leitor se identifique de forma imediata com a história contada. 

É quase impossível não tentarmos nós colocar no lugar da autora, mesmo que tal tarefa seja impraticável, se levarmos em consideração o drama vivido por aquela família.  

 Resenha da Editora

O Diário de Anne Frank teve a autenticidade confirmada por peritos. Estudos forenses da caligrafia de Anne e exame do papel do diário, da tinta e da cola comprovaram ser de material existente na época. A conclusão foi oficialmente apresentada pelo Instituto Estatal Holandês para Documentação da Guerra.

Sobre o Autor

Em meio à Segunda Guerra Mundial, Anne Frank foi também uma adolescente comum. Não muito diferente das garotas do século XXI, tinha seus sonhos e conflitos íntimos. Queria viajar pelo mundo e se tornar jornalista e escritora. Confinada no Anexo Secreto, um esconderijo onde esteve por mais de dois anos, entre outros sentimentos descobriu ali seu primeiro amor.


Nenhum comentário: