segunda-feira, 13 de fevereiro de 2023

Livro: "Zanoni" ( Romance ocultista ). Autor : Edward Bulwer-Lytton. Análise (opinião) literária. Incentivo à leitura. Desenvolver o prazer pela leitura.


 O livro "Zanoni" (Romance ocultista) é uma obra instigante, mas sua leitura requer que o leitor enfrente alguns desafios. 

A obra faz uso de uma narrativa com linguagem culta, linguagem essa que era fartamente usada na criação literária no final do século XIX, portanto não é um livro de fácil leitura. Esse tipo de narrativa faz com que a descrição dos fatos contados pelo autor se tornem excessivamente detalhados  utilizando-se de palavras que muitas vezes não fazem parte do vocabulário do leitor, tornando a leitura por muitas vezes lenta, visto que alguns significados linguísticos escapam ao leitor.  

Antes de tudo o livro é um romance, tendo como pano de fundo a revolução Francesa e o esoterismo, por isso o subtítulo (Romance ocultista) é auto-explicativo.  

Usando a trama romântica habilidosamente,  o autor consegue impor seu ponto de vista sobre assuntos como política, ciência, religião e ideologias. Se nos atentarmos para as minúcias da narrativa, percebermos as bases do esoterismo " A percepção do oculto consiste, não em acessar fatos concretos e mensuráveis, mas trabalhar com a mente e o espírito. Refere-se ao treinamento mental, psicológico e espiritual que permite o despertar de faculdades ocultas".

Seu autor Edward Bulwer-Lytton além de político destacado, foi também ocultista praticante, interessado nos mais diversos fenômenos paranormais e seu interesse pela magia e pelo espiritualismo o levaram a conhecer o célebre ocultista francês Eliphas Lévi. A Sociedade Rosacruz Inglesa, fundada em 1867 por Robert Wentworth Little, elegeu Bulwer-Lytton como “Grande Patrono“, mas ele escreveu para a sociedade dizendo-se ”extremamente surpreso“ por este título e recusou-o. No entanto, muitos grupos esotéricos têm reivindicado a filiação de Bulwer-Lytton, principalmente porque alguns de seus escritos, como”Zanoni”, contém noções esotéricas e rosacrucianas. Diz-se também que teria sido membro da Irmandade Hermética de Luxor, ultra-secreta sociedade rosacruciana que, segundo autores esotéricos, teve um papel importante na política, na cultura e no espiritualismo do Século XIX. Mas em público, o escritor não costumava falar de sua relação com os fenômenos psíquicos, embora na sua autobiografia encontrem-se referências ao médium Douglas Home e a algumas sessões espíritas, junto com o seu filho. Nada mais natural, portanto, que o misticismo e o sobrenatural tenham inspirado várias obras do novelista, em especial  “Zanoni”, “Uma estranha história” e “A casa e o cérebro”.

O escritor nasceu em 25 de maio de 1803, Londres, Reino Unido e faleceu em 18 de janeiro de 1873, Torquay, Reino Unido. É sem dúvida nenhuma uma obra interessantíssima. 

Descrição da editora 

Zanoni é o romance ocultista mais famoso do escritor inglês Edward Bulwer-Lytton. Ainda na juventude, movido por um desejo de saber mais a respeito da Ordem Rosacruz, o autor sai em busca desse conhecimento e acaba chegando às suas mãos um manuscrito em uma linguagem críptica quase ininteligível, bem como a chave para decifrá-lo. O que ele encontra nesses escritos é a impressionante história de um mago que alcança a imortalidade ainda na juventude, obtendo-a por meio do Elixir da Vida. De beleza extraordinária, vasto conhecimento e enorme compaixão pela raça humana, Zanoni transita pelo mundo agregando ainda mais sabedoria e ajudando as pessoas como pode. Até que conhece Viola Pisani, uma cantora de ópera de Nápoles, e se apaixona por ela. Sabendo que se trata de um amor impossível, apesar de correspondido, decide abrir mão de sua amada para Glyndon, um inglês que também a corteja. Mas, irresoluto e apegado às convenções, esse rapaz desiste da conquista para buscar conhecimentos ocultistas. Zanoni está sempre ligado a Viola, salvando-a todas as vezes em que ela corre perigo, e acaba por desposar a jovem, apesar de alertado sobre as consequências de tal relacionamento. Esse mergulho no amor e na vida mundana faz com que o mago perca seus poderes espirituais e acabe entregando-se à morte.

Nenhum comentário: