quinta-feira, 23 de dezembro de 2021

Why Not : Autora: Raquel Landim . Analise (opinião) literária. Indicação de leitura. Desenvolver o prazer pela leitura.


 Why Not é um livro que aquele que se propuser a le-lo deve se despir de qualquer posicionamento político partidário, se não corre o risco de não aproveitar a leitura de forma completa. Antes de mais nada deve se ater ao fato de que o livro é uma obra de narrativa jornalística e portanto se atém  a fatos, baseando-se na maioria das vezes em pesquisa e declarações dos personagens envolvidos, quando afirmo na maioria das vezes, refiro -me a percepção de que qualquer  narrativa por mais que a autora tente se ater a análise fria dos fatos, mesmo assim em alguns momentos tenho o sentimento de que a mesma da ênfase aos atributos empresariais  dos personagens, salientando também em demasia, a União familiar que segundo a autora reinava nos Batistas.

A certa altura da narrativa tinha a impressão de que tentava-se justificar as condutas inapropriadas dos personagens, mas saliento que essa foi exclusivamente a minha sensação, ao que o leitor pode refutar ao ler o livro. No entanto recomendo muito a leitura, pois se trata de um livro que narra de forma clara e cronologicamente, fatos que vão ficar para a história política do Brasil. 

A maneira como a autora faz a sua narrativa, nos prende de forma decisiva, por muitas vezes, primeiro ela levanta o fato ocorrido, para depois voltar no tempo e nos interar de todo o contexto que levou a tal fato, essas idas e vindas têm a capacidade de fazer com que a leitura fique agradável. 

Agora uma virtude incontestável do livro, é sem dúvida obrigar-nos a pensar sobre a relação promíscua entre a iniciativa privada é os poderes constituídos de nosso país, isso sem dúvida é um problema que deve ser rapidamente solucionado, sob pena de perdermos as rédeas da nação e do futuro das próximas gerações. 

Abaixo posto a resenha da editora para quem por ventura esteja interessado em apostar nessa leitura. Super recomendo. 

O Brasil assistiu nos últimos anos ao rápido crescimento da JBS, que, nas mãos dos irmãos Wesley e Joesley Batista, saiu da condição de pequena empresa familiar para transformar-se em gigante mundial. Já no auge do sucesso, Joesley trocou seu iate Blessed(“Abençoado”, em inglês) por um novo e maior, que batizou de Why Not(“Por que não?”). O sugestivo nome parecia indicar os rumos que os irmãos estavam dispostos a percorrer. Por que não subornar políticos para aprovar leis que favorecessem a empresa? Por que não crescer contando com atalhos e privilégios de uma rede estatal de benefícios? Por que não gravar políticos, clandestinamente e em situações comprometedoras, tendo em vista uma possível delação premiada? Narrando esse caso no ritmo de um thriller político e empresarial, após dois anos de apuração e mais de uma centena de entrevistas, a jornalista Raquel Landim remonta em Why Not a história da JBS desde sua origem até os bastidores da negociação do polêmico acordo de colaboração premiada, que garantiria imunidade judicial aos irmãos Batista apesar de seus crimes. Com inegável talento para negócios, Wesley e Joesley perceberam desde cedo que poderiam crescer ainda mais se contassem com a ajuda do governo, mesmo que para isso tivessem que adotar métodos nada convencionais, dando início ao que se tornaria um dos maiores esquemas de corrupção já descobertos em uma empresa privada brasileira. Todos os detalhes desta incrível história os leitores acompanharão em Why Not como se fossem um observador invisível no submundo do poder e da ganância. Raquel Landim é formada em jornalismo pela Universidade de São Paulo (USP), com período de estudos em Londres, Raquel Landim tem, desde 1999, passagens pelos principais jornais do país. Participou da equipe fundadora do Valor Econômico e adquiriu o gosto pela cobertura de negócios na editoria de Economia de O Estado de S. Paulo. Desde 2013 é colunista da Folha de S.Paulo, integrando o grupo de repórteres seniores da publicação. Casada com Ricardo Cesar, é mãe de Arthur e Francisco. Why Not é seu primeiro livro.

Nenhum comentário: