domingo, 19 de dezembro de 2021

AUTOR: Joshua Levine. Analise (opinião) literária. Indicação de leitura. Desenvolver o prazer pela leitura.


 O livro Dunkirk escrito por Joshua Levine, é sem dúvida uma obra feita em medida para aquele leitor que adora uma história real contextualizada, que tem a capacidade de coloca-lo como se o mesmo fizesse parte da história contada.

Os detalhes e a precisão com que os fatos nos são oferecidos, fazem realmente com que fiquemos presos a narrativa, facilitando a leitura e tornando-a muito prazerosa. 

A segunda guerra mundial é repleta de histórias com uma carga emocional muito intensa, que na grande maioria das vezes mexem de forma avassaladora com os sentimentos de quem as conta, como também de quem as lê,  mas essa tem também a capacidade de nós fazer entender,  o tamanho da capacidade que as pessoas têm em se organizar e se mobilizar para se ajudarem em situações extremas, como também essas mesmas situações extremas podem despertar em alguns o que a de pior na raça humana. O instinto de sobrevivência nato ao ser humano, pode em alguns despertar a solidariedade e em outros a barbárie. 

Em suma o livro conta "A História deTrezentos mil homens das forças aliadas cercados pelo exército alemão. A batalha já está perdida. Quantos podem sonhar em voltar para casa? Maio, 1940. O exército alemão estrategicamente avança pela Floresta das Ardenas, uma região francesa de colinas montanhosas, em direção ao norte, e também conquista os Países Baixos, ao Leste. Os exércitos aliados da Grã-Bretanha e França estão cercados. A única alternativa possível para evitar uma verdadeira catástrofe é evacuar as forças aliadas imediatamente. Soldados, marinheiros, políticos e generais são convocados para a Operação Dínamo, na tentativa de resgatar o maior número possível de homens. Navios, contratorpedeiros, aviões e bombas voam sobre a praia de Dunkirk. Cinco nações resolvem se unir. Ninguém quer ser deixado para trás. Outras operações são criadas, mas o tempo é muito curto quando se trata de tantas vidas. Um drama real, muito além de histórias pessoais ou do relato de um único país em perigo". 

A retirada de Dunkirk ganha uma nova perspectiva, sob o olhar do diretor Christopher Nolan, no filme de mesmo nome, e no livro do autor premiado Joshua Levine. "Fascinante." Sunday Times "Um retrato próximo de um momento trágico e traumático, transmitido para a nossa época pelas palavras dos que vivenciaram essa experiência. " Sunday Telegraph.

Recomendo demais esse livro, é uma boa leitura para quem gosta de informação histórica, com uma narrativa densa e clara. 


Nenhum comentário: