quinta-feira, 2 de dezembro de 2021

O Tigre: Autor: Jonh Vaillant. opinião literária. Indicação de leitura. Desenvolver o prazer pela leitura.

 


"O Tigre" é um livro instigante e que consegue prender à atenção de quem o lê, seu autor John Vaillant é um escritor premiado e atua em alguns veículos de comunicação como New Yorker, The Atlântic, National Geographic e Men's Journal.

Foi um livro escrito em dezembro de 2009, e publicado no Brasil pela editora Intrínseca em junho de 2016 em sua primeira edição. 

Ele narra uma história real que ocorreu em dezembro de1997 em uma região inóspita do Extremo Oriente russo.

Um tigre devorador de gente espreita um vilarejo afastado. A fera não apenas mata pessoas, ela as aniquila, devora por inteiro. Por isso um grupo de homens com cães de caça é enviado para persegui-la pela floresta densa e gélida. À medida que analisam os parcos restos mortais das vítimas do tigre, os rastreadores percebem algo impensável: os ataques não são aleatórios; fazem parte de uma vingança. Machucada, faminta e perigosíssima, a fera precisa ser detida antes que mais uma tragédia aconteça.

O autor usa de uma narrativa clara e de fácil compreensão,   habilidosamente nos faz sentir presentes no local onde os fatos ocorrem.

Recria os eventos ao mesmo tempo em que traça um impressionante panorama de uma paisagem inóspita e gelada e de seus habitantes, que, assolados pela pobreza do pós-perestroika, recorrem à caça ilegal para sobreviver, quebrando o equilíbrio natural que por milênios, antes da colonização europeia, do desflorestamento e da matança sistemática dos animais, permitiu que humanos e tigres coexistissem no mesmo território.

A maior dificuldade que encontrei ao ler o livro foi, que pelo fato de não ter nenhuma experiência anterior com o idioma Russo, os nomes dos personagens ao longo da narrativa podem nos confundir pela sua semelhança gráfica, mas nada que atrapalhe ou atrase a leitura. 

Por fim, coloco abaixo uma das críticas feitas ao livro à época de seu lançamento, que resumem o que tento dizer. 

“Poucos escritores se esforçaram tanto para compreender seus monstros, e pouquíssimos os descreveram em uma prosa tão envolvente.” The New York Times Book Review.


Nenhum comentário: