quarta-feira, 20 de outubro de 2021

Jan Karski (o homem que tentou deter o holocausto) autor: Yannick Haenel. Comentários literários. Sugestão de leitura. Desenvolver o prazer pela leitura.


 


 O livro Jan karski (O homem que tentou deter o holocausto) é um livro que apesar de ser curto, consegue em suas 160 páginas ser denso, empolgante e ao mesmo tempo nos joga ao chão, com suas revelações históricas sobre o início da segunda guerra mundial e a perseguição é posterior extermínio dos judeus, pelo sangrento regime nazista. 

Seu autor, Yannick Haenel utiliza elementos biográficos e documentais  para reconstituir  a saga do polonês, que tinha como missão levar um recado para o mundo de que seres humanos estavam sendo aniquilados. E ele que tinha sofrido as piores torturas para conseguir levar a mensagem, teve como pior dor a suportar, falar e não ser ouvido. 

O livro que foi publicado pela editora Record se tornou uma homenagem ao homem que foi ignorado, e ao fazerem isso os aliados, conscientemente, ou na melhor das hipóteses um desconhecimento conveniente dos fatos, permitiu que um regime tirano exterminasse seres humanos. 

A obra dividida em três capítulos, é de fácil leitura com uma narrativa dinâmica que prende o leitor, os dois primeiros capítulos são alicerçados em elementos biográficos e documentais, já no terceiro capítulo o autor mescla fatos reais com ficção, mas isso é feito com tanta habilidade que o leitor não consegue estabelecer a diferença. Resumidamente a história se passa em Varsóvia, 1942. Jan Karski, mensageiro da Resistência polonesa, é levado por dois líderes do movimento judaico para visitar o Gueto de Varsóvia. Sua missão: relatar ao mundo livre as atrocidades que ali ocorrem. No entanto, ninguém parece ouvir. Grandes homens como Felix Frankfurter, juiz judeu da Suprema Corte dos Estados Unidos, e o presidente Roosevelt subestimam o que posteriormente será conhecido como Holocausto. 

Espero que gostem da leitura, eu ressalto que para mim o livro foi uma grata surpresa. 

Nenhum comentário: