quarta-feira, 11 de janeiro de 2023

Livro: "A Premoniçao". Autor: Michael Lewis. Análise (Opinião) literária. Incentivo à leitura. Desenvolver o prazer pela leitura.


 O livro "A Premoniçao" tem como principal virtude ao meu ver, convocar os leitores para que reflitam sobre a mais grave emergência sanitária que assolou a humanidade nos ultimos tempos. A pandemia da covid 19 mudou de forma definitiva, (ou deveria ter mudado) a máneira com que as pessoa se relacionam com o seu habitat, entenda -se habitat de forma mais ampla, relações com o planeta em que vivemos, e principalmente com a comunidade da qual fazemos parte.

Se alguma coisa ficou muito clara com a pandemia, é que nós como sociedade temos muito ainda o que evoluir, e isso o livro escrito por Michael Lewis consegue de forma habilidosa demonstrar.

As lideranças mundiais definitivamente deixaram muito a desejar em relação a atitudes tomadas para contornar a situação, em alguns casos tivemos por parte de algumas lideranças atitudes criminosas em relação à questão. 

No entanto, posicionamentos corajosos por parte da classe científica, fizeram com que a catástrofe que assolou a humanidade fosse de alguma forma abrandada. 

O que também ficou claro, e a obra salienta de forma definitiva, e que a desinformação ou as meias verdades, têm também um grande poder, o de aniquilar a humanidade.

Excelente livro. 

Descrição da editora. 

Em nova obra reveladora, Michael Lewis apresenta os norte-americanos que não se renderam à política negacionista de Donald Trump frente à pandemia de Covid-19

Para quem conseguia ler as entrelinhas, as notícias censuradas da China pareciam aterrorizantes. Mas Donald Trump insistiu que não havia nada com que se preocupar. Felizmente, ainda podemos contar com os céticos, os que estudam pandemias e os que estão dispostos a examinar com firmeza os piores cenários. Este thriller de não ficção brilhante e tenso escrito por Michael Lewis contrapõe médicos visionários à resposta oficial negacionista do governo Trump à eclosão da Covid-19.

Os personagens apresentados neste livro são tão fascinantes quanto inesperados: uma menina de 13 anos fez um projeto escolar sobre a transmissão de um patógeno aerotransportado que se transformaria em um modelo adulto de controle de doenças; um funcionário da rede de saúde pública usa sua perspectiva para identificar falhas do Centro de Controle e Prevenção de Doenças e revelar grandes verdades sobre a sociedade norte-americana; uma equipe secreta de médicos dissidentes, apelidados de Wolverines, tem tudo o que é necessário para combater a pandemia ― formações brilhantes, laboratórios de ponta, experiência com as ameaças pandêmicas da gripe aviária e suína ―, mas não consegue permissão oficial para fazer o próprio trabalho.

“Trump era uma comorbidade”

Em A premonição, Lewis analisa as constantes batalhas de especialistas e agentes de saúde pública com a burocracia norte-americana, e mostra que a abordagem desastrosa do ex-presidente Donald Trump durante a pandemia era apenas uma parte do todo, mas talvez nem fosse a mais importante. Como diz um dos personagens de seu livro, “Trump era uma comorbidade”.

O autor

Michael Lewis é escritor e jornalista, formado em história da arte pela Universidade de Princeton e mestre em economia pela London School of Economics. Colunista do site Bloomberg View e colaborador da Vanity Fair, já contribuiu também para as revistas The New York Times Magazine,The New Yorker e Sports Illustrated. Pela Intrínseca, publicou Moneyball, Flash Boys, O projeto desfazer e O quinto risco.

Nenhum comentário: