segunda-feira, 13 de junho de 2022

Livro:"O fogo invisível". Autor: Javier Sierra. Análise (opinião) literária. Incentivo à leitura. Desenvolver o prazer pela leitura.


 O livro "O fogo invisível" do autor Javier Sierra tem uma narrativa em primeira pessoa, e baseia-se em fontes históricas e literárias documentadas, para elaborar uma história ficcional de aventura e suspense, pelo menos era em um primeiro momento o que eu esperava, confesso que no início da leitura da obra não me senti empolgado com a trama contada, porém ao longo da leitura meu ceticismo foi sendo aplacado por uma narrativa mais dinâmica e criativa, que de alguma forma aguçou a minha curiosidade. 

Mesmo utilizando-se de um tema que já foi amplamente explorado pelo mundo literário, que é o misticismo do "Santo Graal", o autor consegue em boa parte do tempo prender a nossa atenção. Talvez não tenha sido a trama que mais me empolgou, mas sem sombra de dúvida, é um livro que deve ser lido. 

Citação do autor ao final do livro:

"Todas as fontes literárias e históricas mencionadas neste romance estão documentadas, assim como as referências ao graal e suas distintas localizações e hipóteses. Ao mesmo tempo, as alusões ao "fogo" e seus inimigos" tampouco são mera fantasia do autor. De fato, ele confia como David Salas, no relato --- que o leitor empreenda sua própria busca, agora que já sabe de tal existência"

Descrição da editora:
Qual é a verdadeira origem da arte? O jovem e promissor linguista David Salas não esperava tirar férias de um dia para o outro e ir à Madri – menos ainda encontrar-se lá com Lady Victoria Goodman, uma velha amiga de seus avós que não via havia mais de vinte anos. De repente, os planos para suas férias mudam de maneira drástica e ele se vê em uma corrida surpreendente para desvendar o que aconteceu com um aluno de Lady Goodman, que ela diz ter sido assassinado. Para sua surpresa, a resposta parece estar escondida no mito do Graal e sua ligação com a Espanha. Entre igrejas romanas remotas nos Pirineus, coleções de arte em Barcelona, livros antigos e códigos estranhos, David e seus companheiros nos levam a um enredo cheio de intrigas e mistérios, que nos fazem questionar sobre a origem da inspiração, da literatura e da verdadeira arte.

Sobre o autor:
Javier Sierra é o primeiro escritor espanhol (e até agora o único) que entrou no Top Ten da lista dos mais vendidos no Estados Unidos, elaborada pelo The New York Times. 
Licenciado em Ciências da Informação pela Universidade Complutense de Madri. Foi conselheiro editorial da revista  Más allá de la Ciencia e atualmente participa em diversos espaços radiofônicos e televisivos.

Nenhum comentário: