sábado, 29 de janeiro de 2022

Autor: José de Alencar. Análise (opinião) literária. Indicação de leitura. Desenvolver o prazer pela leitura.


 O romance til, de José de Alencar, é um livro para se ler com a alma desarmada. O romance escrito em 1871 conta de forma prazerosa e com  linguagem inovadora, desvinculando-se da literatura portuguesa, que se tinha como padrão na época, a história de"til", apelido de Berta, personagem central do romance e típico arquétipo da heroína romântica.
Jose de Alencar foi um escritor que registrou em suas obras as inovações da Lingua Portuguesa no Brasil.
O romance é dividido em duas partes, em um primeiro momento, o autor usando uma narrativa em terceira pessoa, faz à  apresentação das personagens e das tramas, também na primeira parte do romance, fica explícita a personalidade da personagem principal Berta (cujo apelido é til) sempre movida por boas intenções, ela usa de sua influência e bondade para manipular as outras personagens.
A segunda parte fica reservada a desatar os nós da trama, revelando seus enigmas. Os cenários deixam de ter uma descrição objetiva e material para adquirir um significado mais subjetivo, relacionado ao passado oculto das personagens. 
A ação de “Til” ocorre na Fazenda das Palmas, localizada na região de Campinas, interior do estado de São Paulo, e transcorre temporariamente a partir de 1826.
Outra coisa que chama a atenção é como o autor, de forma contundente e empolgada descreve a paisagem natural onde se desenrola a trama, ficando claro para o leitor a preocupação ( já na época em que o livro foi escrito) com a natureza e a fascinação que a mesma causava.
A narrativa se utiliza fartamente de termos regionais da época, que demanda do leitor atenção redobrada e contextualizada para facilitar a interpretação do que é escrito. 
A obra de José de Alencar "til", é sem dúvida uma obra essencial. 

Nenhum comentário: