sábado, 18 de fevereiro de 2023

Livro: "Morte na Praia". Autora: Agatha Christie. Análise (opinião) literária. Incentivo à leitura. Desenvolver o prazer pela leitura.


Uma história policial de suspense, essa é a narrativa do livro "Morte na Praia" da autora Agatha Christie, para quem conhece a trajetória da escritora nada de novo nessa informação. No entanto cada vez que se lê uma obra da autora, ou até mesmo quando se relê, é impressionante como o termo suspense ganha um novo significado, a habilidade com que Agatha Christie estrutura suas histórias faz com que o leitor se sinta parte dela, e a cada vez que retorna a mesma em uma releitura, encontra detalhes que lhe dá a impressão que está lendo a narrativa pela primeira vez.

De leitura fácil, as histórias fluem com uma leveza fascinante, deixando o ato de ler muito prazeroso. No caso de "Morte na Praia", o leitor é a todo momento convidado a desvendar o enigma da morte ocorrida, no entanto as "pegadas" deixadas pela escritora durante a narrativa, conduzem o leitor a diversos caminhos, prendendo-o pela curiosidade até o fim da história. 

Descrição da editora:

o que Hercule Poirot queria naquele verão era ter alguns dias de paz no luxuoso hotel Jolly Roger, longe de crimes e de investigações. Mas quando Arlena Stuart passa por ele na praia, atraindo o olhar de todos os homens (bem como o ódio de todas as mulheres), ele desconfia que talvez suas férias não sejam tão tranquilas como esperava. De fato, no dia seguinte, um assassinato acontece. Enquanto tenta descobrir quem é o responsável, Poirot percebe que não são poucas as pessoas naquele hotel que teriam um motivo para matar... Neste livro, o leitor é convidado a analisar junto com Poirot os motivos e os álibis de todos os hóspedes do Jolly Roger. Morte na praia é um quebra-cabeça complexo, ao melhor estilo de Agatha Christie.

Sobre a autora:

Agatha Christie (1890-1976) foi uma escritora inglesa que criou "Hercule Poirot", um detetive belga que aparece em 33 de suas obras e tornou-se um dos mais célebres da ficção policial. Agatha foi a maior escritora policial de todos os tempos. Escreveu 93 livros e 17 peças teatrais.

Agatha Mary Clarissa Miller, conhecida como Agatha Christie, nasceu em Torquay, condado de Devonshiri, Inglaterra, no dia 15 de setembro de 1890. Era filha do americano FredericK Miller e da inglesa Clara.

Agatha Christie faleceu em Wallingford, Inglaterra, de pneumonia, no dia 12 de janeiro de 1976.

 

Nenhum comentário: