domingo, 28 de agosto de 2022

Livro: "Os Anos de Chumbo ". Autor: Luiz Octávio de Lima. Análise (Opinião) literária. Incentivo à leitura. Desenvolver o prazer pela leitura.

 



O livro " Os Anos de Chumbo" de Luiz Octávio de Lima é sem dúvida alguma uma obra muito bem elaborada, é a materialização de técnicas de como escrever um livro sobre  história, porque é isso que ele é, um ótimo livro de história. O bom livro de história se atém aos fatos, sempre tentando ao máximo se aproximar da verdade, e isso o autor faz com maestria.

O livro é excessivamente importante para o momento político pelo qual o país atravessa,  onde valores antes consagrados como imutáveis hoje são questionados, honra e ética são relativizados.

Termo como "Pós verdade" foi criado para justificar postura de pessoas que abrem mão da verdade é dos fatos, para salvaguardar suas convicções ideológicas, ou seja, criam verdades convenientes.

Mas o que eu considero de mais importante na obra, é que ela joga luz em fatos históricos  que a grande maioria dos integrantes da nova geração não tem conhecimento, ou têm uma visão distorcida dos acontecimentos.  

Para se ter opinião formada sobre algo, é essencial que se tenha uma visão do todo, sem manipulação de fatos, e muito menos análises tendenciosas.

Super recomendo a leitura do livro, e uma obra que resgata a verdade sobre os fatos, cabe depois ao leitor tirar as suas conclusões.  

Resenha da Editora

A partir de entrevistas com personagens da época e uma profunda revisão bibliográfica, Luis Octavio de Lima apresenta, de forma cronológica, o que levou ao golpe de 1964, como a repressão e a censura afetaram o Brasil e o cotidiano das pessoas e o que foi feito para levar o Brasil à redemocratização.

Por meio de uma análise minuciosa, o autor reconstitui o contexto político, social e histórico do país desde o governo de Jânio Quadros até a instauração da ditadura militar. Com materiais inéditos, Luiz Octavio revela os principais acontecimentos que resultaram no Golpe de 64 e dedica a obra, ainda, às gerações futuras, como forma de denunciar os horrores cometidos nos chamados anos de chumbo. 

Sobre o Autor

Jornalista formado pela PUC-RJ e com MBA em Economia pela Unicamp, Luiz Octavio de Lima trabalhou nas principais redações do país. Tendo começado como repórter em O Globo, atuou nas revistas Veja, Época e Exame, jornais Folha de S.Paulo e O Estado de S. Paulo. Foi finalista do Prêmio Jabuti com o livro Pimenta Neves: uma reportagem. Publicou três livros de História pela Editora Planeta: A guerra do Paraguai, 21 batalhas que mudaram o Brasil e 1932: São Paulo em chamas. Faleceu logo depois de concluir este quarto livro, Os Anos de Chumbo, que a Planeta publica em sua homenagem.

Nenhum comentário: