sábado, 5 de março de 2022

O caminho de Istambul: Autor Jorge winheim. Anlise (opinião) literária. Indicação de leitura. Desenvolver o prazer pela leitura.


 O Caminho de Istambul é um livro para pessoas que gostam de utilizar a leitura para viajarem literalmente, o autor faz de sua obra um veículo para transportar o leitor por lugares fascinantes, e ao mesmo tempo os presenteia com muita informação dos locais visitados.

Jorge Wilheim nasceu em 1928, na cidade italiana de Trieste e aos 12 anos mudou com a família para o Brasil. Faleceu em fevereiro de 2014, aos 85 anos, 60 dos quais dedicados à arquitetura, ao urbanismo, à administração pública, à produção intelectual e às artes. 

O livro é muito interessante e com certeza proporcionará ao leitor, uma experiência literária inesquecível 

Abaixo uma pequena descrição 

"Este é um diário de bordo de muitas viagens, de muitos encontros. As cidades que o autor foi descobrindo: Zanzibar, Lalibela, Asmara, Katmandu, Nairóbi, Marrakesh, Istambul; e as paisagens que o deslumbrou: a savana queniana, os lagos nórdicos, a vastidão siberiana, os bosques coreanos, a cordilheira andina, a fantasmagórica Capadócia e o Bósforo. Viagem também ao passado, do panteão das divindades hindus ao helenismo egeu e aos mundos bizantino, islâmico e otomano. E de encontros marcantes a pontuar o trajeto: dos cautelosamente diplomáticos aos afetuosamente informais.


E viagem ao palco e às coxias das Nações Unidas, desvendando passo a passo a montagem e a operação da conferência mundial sobre o futuro das cidades, que atraiu em 1996, 20 mil pessoas para Istambul, a primeira em que governos aceitaram a presença oficial das ONGs e dos prefeitos, levando o leitor a um mundo no qual coexistem idealismo e oportunismo, política e politicagem, grandeza e mesquinhez".

Nenhum comentário: