domingo, 16 de novembro de 2008

Grandioso evento: O afro-descendente do século XXI


Herança maldita



Você é preconceituoso? . Nós vivemos em uma sociedade preconceituosa?.
Alguém já disse um dia “Época triste a nossa, mais fácil quebrar um átomo do que o preconceito” (Albert Einstein). As intolerâncias de uma sociedade são construídas ao longo de sua história, e são transmitidas de geração em geração até inconscientemente, como se fosse um legado, legado esse que o ser humano com todas as suas imperfeições tem muita dificuldade em se desvencilhar.
Essa libertação só se dará com um trabalho incessante de conscientização das novas gerações, incutindo nas mesmas novas visões de convivência social, alicerçadas na tolerância, no respeito, e principalmente na solidariedade .A idéia preconcebida sobre qualquer pessoa, credo ou situação já é por si só burra, quando perdemos a capacidade de analisarmos uma situação apenas baseados em fatos e verdades, e nos deixamos levar por outros fatores como cor da pele , religião, beleza física e outras subjetividades, deixamos de ser racionais e nos tornamos irracionais, e é nesse momento que nos defrontamos com o lado mais vil da raça humana, raça essa, que quando perde atributos como sensibilidade, inteligência e solidariedade, se equipara a raça dos animais irracionais.
Em um país como o Brasil, em que boa parte de sua população é de afros-descendentes, e que sua história anda par e passo com a história da raça negra, não podemos mais admitir que haja esse tipo de preconceito em nossa sociedade. Alguns avanços foram conseguidos com relação à questão, mas ainda é muito pouco diante do desafio que temos pela frente, que é banir definitivamente de nossa sociedade qualquer tipo de preconceito, principalmente o racial.
Precisamos então de ações concretas, não podemos nos omitir em relação à questão, devemos lançar mão de todos os recursos que por ventura estejam ao nosso alcance para reverter essa situação, e alcançarmos o nosso objetivo. E são com ações, que a principio podem parecer modestas, que conscientizaremos a nossa juventude com relação ao problema , só assim conseguiremos nos libertar da “herança maldita” do preconceito.
Um exemplo de ação concreta, vai ser dado no dia 19 de novembro de 2008 na EE Profª Vaniôle D. Marques Pavan da cidade de Araçatuba, local onde será realizado o Projeto: O afro-descendente do século XXI. Essa iniciativa merece os aplausos de toda a sociedade, são pessoas como as que estão realizando esse projeto, que realmente fazem a diferença.
Por isso aproveito a oportunidade, para conclamar toda a população do entorno da escola , e também toda a população de Araçatuba , que prestigie o evento, e para convencê-los me utilizarei do slogan do projeto: “Deixe o preconceito de lado e venha fazer parte do nosso evento”
Mário Rui Baptista

Nenhum comentário: