quinta-feira, 1 de fevereiro de 2024

Livro: "A Estrada Lincoln". Autor: Amor Towles. Análise (opinião) literaria. Incentivar a leitura. Desenvolver o prazer pela leitura.


 O livro "A Estrada Lincoln" do autor Amor Towles é, um romance muito bem elaborado. Quando cheguei à metade do livro, eu já estava encantado com a forma que o autor escolheu para nos contar a história. Quanto a trama em si, confesso que não me impressionou muito. É sem dúvida uma história bem contada, que por isso acaba por valorizar o enredo, mas nada que surpreenda o leitor a ponto de torna-la muito diferente de outras histórias que também foram bem contadas. O que realmente me surpreendeu foi a narrativa e, a forma de elaboração da trama. Quando o autor opta por narrar os mesmos fatos, várias vezes, sobre óticas diferentes, ou seja, sobre a ótica de cada personagem, obriga o leitor a Fazer uma leitura analítica. Todos os pontos de vista sobre o que está acontecendo são expostos, obrigando o leitor a chegar às suas próprias conclusões sobre cada personagem e, suas atitudes. Isso evidência de forma cabal, como um único acontecimento pode ser interpretado de várias maneiras, dependendo de que ângulo analisamos a questão. Mas, ao mesmo tempo, percebesse também, que mesmo que cada um tome atitudes diferentes diante de situações semelhantes, existem parâmetros que a vida em sociedade nos impõe, e quem ultrapassar esses limites, corre o risco de sofrer com consequências indesejáveis. Portanto, chega-se a conclusão, que várias maneiras diferentes nos são oferecidas para lidar com um problema, mas as possíveis consequências da nossa escolha, são determinadas por fatores que não levam em conta nossas motivações e, convicções. Essa é a minha opinião e, é somente isso, nada mais. 

É um bom livro e, nada mais.

Descrição da Editora:

Amor Towles cria um romance encantador ao combinar juventude, autodescoberta e amizade ao cenário dos Estados Unidos dos anos 1950

Em junho de 1954, Emmett Watson, um jovem de dezoito anos, é levado para casa, em Nebraska, Estados Unidos, pelo tutor da instituição juvenil onde ficou internado por quinze meses após ter cometido um homicídio culposo. Sem a mãe, que foi embora de sua vida anos antes, o pai, que morreu recentemente, e a propriedade da família, tomada pelo banco, Emmett só quer pegar o irmão mais novo, Billy, e partir para a Califórnia, onde poderão começar uma nova vida.

Mas quando o tutor Williams vai embora, Emmett se depara com dois amigos da instituição ― o astuto e carismático Duchess e o zeloso e nada convencional Woolly ―, que fugiram escondidos no porta-malas do carro que o trouxera. Agora, juntos, os quatro pegarão a estrada e terão que conciliar os diferentes planos para o futuro ― um dos quais os levará a uma fatídica jornada a Nova York, direção oposta ao destino final de Emmett.

O novo livro de Amor Towles, que se passa em dez dias corridos e é contado a partir de vários pontos de vista, é uma história de múltiplas camadas sobre infortúnios e autodescoberta, composta por uma gama de personagens muito ecléticos. É uma empolgante aventura sobre rodas, um romance tão intenso, arrebatador e tocante quanto os leitores de Towles esperam.

Sobre o autor:

Nascido e educado em Boston, Amor Towles formou-se na Universidade de Yale e tirou um mestrado em Inglês na Universidade de Stanford.

O primeiro romance do autor, As Regras da Cortesia foi publicado em 2011. Bestseller do New York Times, foi nomeado um dos melhores livros do ano pelo Wall Street Journal. Traduzido em mais de 15 línguas, viu os seus direitos de adaptação ao cinema serem comprados pela Lionsgate.

Um Gentleman em Moscovo, o seu segundo romance, foi publicado em 2016 e durante 40 semanas permaneceu na lista dos livros mais vendidos do New York Times. Foi considerado o melhor livro do ano pelos jornais Chicago Tribune, Washington Post, Philadelphia Inquirer, San Francisco Chronicle, e pela NPR, a principal estação de rádio norte-americana. Foi traduzido para mais de 20 línguas. No verão de 2017, os seus direitos de adaptação à televisão foram comprados pela produtora EOne.

Tendo trabalhado como investidor cerca de 20 anos, atualmente Amor Towles dedica-se apenas à escrita. Vive em Manhattan, com a mulher e os dois filhos.


Nenhum comentário: