sexta-feira, 24 de novembro de 2023

Livro: "Froi, um Exilado". Autora: Melina Marchetta. Análise (opinião) literaria. Incentivar a leitura. Desenvolver o prazer pela leitura.


O livro "Froi, um exilado", da autora Melina Marchetta, é uma história para adultos jovens, o que já não é o meu caso, mas como sempre digo nesse espaço, nenhuma leitura, seja qual for o estilo, pode ser simplesmente desprezada e, muito menos ignorada. E claro que existem livros ruins, mas depois de inicia-los você deve lê-los até o fim, muitos podem afirmar que quando o início de uma leitura não os agrada, eles simplesmente abandonam o livro. Isso feito, o leitor jamais conseguirá formar uma opinião sobre o mesmo e, ficará a mercê das opiniões que certamente virão de outros leitores que levaram a empreitada até o seu final, isso não é muito salutar. É importante ressaltar, que todos temos estilos preferidos de leitura, mas até para termos parâmetros para comparação, na minha opinião devemos ler de tudo um pouco. No entanto, sobre o livro em questão "Froi, um exilado", devo confessar que a leitura foi melhor do que as minhas expectativas, apesar de o título ser o segundo livro da trilogia"Crônicas de Lumatere" e, o primeiro volume" Finnikin, o Guerreiro" eu ainda não tive a oportunidade de ler, confesso que a primeira leitura deixou-me curioso o suficiente para ler a história completa. De narrativa dinâmica e, detalhista, a autora consegue nos prender à história. De contexto não muito complexo é, de fácil compreensão, apesar de um números de personagens, elevado, o modo como a autora conduz a narrativa, facilita com que o leitor acompanhe sem maiores dificuldades à história. Do ponto de vista da mensagem que a autora pretende passar, confesso que não percebi nada muito elaborado, apenas as já muito exploradas relações humanas, em que pessoas que têm suas vidas interligadas por um passado que não conheciam, tentam conviver com uma nova realidade, depois que segredos foram revelados e, paralelamente a isso, à já tradicional guerra pelo poder e, consequentemente a riqueza. Um livro prazeroso de se ler, recomendo.

Visão geral do livro

Três anos depois do fim da maldição sobre Lumatere, o explosivo Froi aprende a controlar seu temperamento difícil e passa a integrar a guarda que protege a família real, tornando-se extremamente leal à rainha Isaboe e a Finnikin. Por isso, é enviado em uma missão especial à Charyn, um reino misterioso, com uma princesa louca e onde há dezoito anos não nascem crianças. Porém, lá ele descobrirá que existe uma canção adormecida em seu sangue... E Froi não poderá deixar de escutá-la!

Sobre a autora:

Melina Marchetta (Sydney, 25 de março de 1965) é uma escritora australiana e professora. Melina é mais conhecida como autora da série de livros: As Crônicas de Lumatere. Ganhou o Prêmio Michael L. Printz, em 2009, da American Library Association, reconhecendo-o como o melhor livro do ano para adolescentes. Marchetta é considerada uma das autoras australianas mais proeminentes da ficção

Nenhum comentário: