segunda-feira, 2 de outubro de 2023

Livro: "É Assim Que Acaba". Autora: Colleen Hoover. Análise (opinião) literária. Incentivar a leitura. Desenvolver o prazer pela leitura.

 


O livro "É Assim Que Acaba" da autora Colleen Hoover é sem dúvida um sucesso em vendas, foi muito comentado e de todas as maneiras analisado. Confesso que me interessei em ler o livro por conta de toda a repercussão que a obra teve na midia. Já nas primeiras informações que tinha do livro, através das descrições da editora, não me senti muito empolgado com o enredo do romance. E também ainda não tinha lido nada da autora, portanto encarei essa leitura, como uma empreitada para descobertas. Até porque a autora lançou também, o que seria a continuação da história, com o título "É Assim Que Começa". Esse primeiro contado com a autora serviria, também, para ver a possibilidade de ler o título que dava continuidade ao romance. 

O romance não é, na minha opinião (E só na minha opinião) muito empolgante, no início a narrativa é arrastada e previsível. Então eu como leitor, esperei a leitura avançar por mais alguns capítulos, imaginando que com o desenrolar da trama, a história fica-se mais empolgante, mas confesso que para mim, ela continuou arrastada. Outros comentários vistos, informam que esse romance seria o mais pessoal da carreira de Colleen Hoover. Talvez por isso a autora não tenha conseguido desenvolver de forma mais criativa a sua história, pois quando falamos de nós, temos, até de forma inconsciente, algumas amarras que nos impedem de explorar por inteiro e, livremente o assunto que nos propusemos a debater. A tendência é que fiquemos na "superfície" do assunto debatido, até como forma de preservar os personagens da verdadeira história. Essa é só a minha opinião, e somente isso. Mas aconselho muito que as pessoas leiam o livro, até para poderem discordar de mim.

É por ser um leitor teimoso, e gostar de fazer comparações entre histórias contadas. Mesmo que isso seja tarefa difícil, porque cada narrativa têm a sua peculiaridade.

Provavelmente irei ler o livro que da continuidade à história. No final para o autor é isso que importa. 

Descrição da Editora:

Considerado o livro do ano, que virou febre no TikTok e sozinho já acumulou mais de um milhão de exemplares vendidos no Brasil. É assim que acaba é o romance mais pessoal da carreira de Colleen Hoover, discutindo temas como violência doméstica e abuso psicológico de forma sensível e direta. 

Em É assim que acaba, Colleen Hoover nos apresenta Lily, uma jovem que se mudou de uma cidadezinha do Maine para Boston, se formou em marketing e abriu a própria floricultura. E é em um dos terraços de Boston que ela conhece Ryle, um neurocirurgião confiante, teimoso e talvez até um pouco arrogante, com uma grande aversão a relacionamentos, mas que se sente muito atraído por ela.

Quando os dois se apaixonam, Lily se vê no meio de um relacionamento turbulento que não é o que ela esperava. Mas será que ela conseguirá enxergar isso, por mais doloroso que seja?

É assim que acaba é uma narrativa poderosa sobre a força necessária para fazer as escolhas certas nas situações mais difíceis. Considerada a obra mais pessoal de Hoover, o livro aborda sem medo alguns tabus da sociedade para explorar a complexidade das relações tóxicas, e como o amor e o abuso muitas vezes coexistem numa confusão de sentimentos.

Sobre a autora:

Colleen Hoover é uma escritora norte-americana que escreve principalmente romances nos gêneros romântico e ficção para jovens adultos. Ela é mais conhecida por seu romance de 2016, It. Ends with Us. Muitos dos seus trabalhos foram auto publicados antes de serem adquiridos por uma editora. 

Nascimento: 11 de dezembro de 1979 (idade 43 anos), Sulphur Springs, Texas, EUA

Filhos: Cale Hoover, Levi Hoover, Beckham Hoover

Cônjuge: William Heath Hoover (desde 2000)

Pais: Eddie Fennell, Vannoy Fite

Formação: Texas A&M University-Commerce, Saltillo High School.

Nenhum comentário: