segunda-feira, 4 de setembro de 2023

Livro: "A Ditadura Acabada". Autor: Elio Gaspari. Análise (opinião) literária. Incentivo á leitura. Desenvolver o prazer pela leitura.


O livro "A Ditadura Acabada" do jornalista e escritor Elio Gaspari é o último de uma série de cinco livros sobre a ditadura militar no Brasil. Confesso que comecei essa jornada literária as avessas, por força das circunstâncias só li até agora o último livro da série. A princípio isso poderia ser um grande problema, pois ninguém começa a ler uma história do fim para o começo, mas no final das contas a genialidade e a competência do autor, e à forma como à  obra foi elaborada só aumentou a minha pressa em ler as demais edições. 
O autor usa a pesquisa e as fontes que o ajudaram a elaborar à obra, de maneira irreparável. Informações detalhadas e minuciosamente checadas são a tônica do trabalho do escritor, isso é facilmente comprovado no próprio livro, porque o mesmo nos disponibiliza em um apêndice uma cronologia dos fatos minuciosamente elaborada, seguida  das fontes de pesquisa bibliográficas.
É sem dúvida nenhuma um excelente
documento sobre o período ditatorial que assolou o Brasil. 
Em relação aos fatos narrados, não são narrativas inéditas, até porque essa fase da história brasileira foi amplamente contada de diversas formas e maneiras, o que diferencia essa obra das demais, é que as fontes do escritor vivenciaram à história de dentro para fora, eram personagens importantíssimos da narrativa feita pelo autor. Já em outras obras que se propuseram a contar essa mesma história, os fatos eram vistos de fora para dentro, o que sem dúvida alguma em alguns aspectos, pode mudar a interpretação do leitor da história contada. 
É sem dúvida nenhuma uma série de livros espetacular, que merecem ser lidos, e olha que estou dando essa opinião após ler apenas o último volume, mas confesso que não tenho medo algum em emitir tal opinião. 

Descrição da Editora:
A mais aclamada obra sobre o regime militar no Brasil chega à conclusão com o livro A ditadura acabada. No quinto volume da Coleção Ditadura, o jornalista Elio Gaspari examina com riqueza de detalhes o período de 1978 a 1985, desde o final do governo do presidente Ernesto Geisel e a posse de seu sucessor, o general João Baptista Figueiredo, até a eleição de Tancredo Neves pelo Colégio Eleitoral. São os anos da abertura política, momento decisivo na história de nosso país e repleto de acontecimentos, como o fim do AI-5, as manifestações políticas pela anistia e pela volta das eleições diretas para a presidência, os atentados promovidos por aqueles que se opunham à redemocratização, como o episódio da bomba no Riocentro em 1981, e uma crise econômica sem precedentes.
Com uma narrativa fluida e pesquisa profunda, Elio Gaspari compõe um painel fascinante de um país em plena ebulição, em que muitos dos protagonistas se mantêm como parte do noticiário atual. No epílogo, denominado “500 vidas”, o autor acompanha o destino de quinhentos personagens que sobreviveram ao fim da ditadura, entre militares e militantes, empresários e sindicalistas, torturados e torturadores. Alguns desses sobreviventes chegaram à presidência da República, como a presa política Dilma Rousseff, o metalúrgico Luiz Inácio Lula da Silva e o professor Fernando Henrique Cardoso. É uma conclusão impactante para uma obra fundamental sobre a história recente do Brasil.
A Coleção Ditadura, com seus cinco volumes, poderá ser encontrada também em um luxuoso box em versão impressa e digital.
Conclusão da Coleção Ditadura, que cobre todos os anos do regime militar em cinco volumes. É considerada a obra mais importante sobre o período e fundamental para a compreensão da história recente do país.
A ditadura acabada é livro inédito de Elio Gaspari, colunista dos jornais Folha de S.Paulo e O Globo, indiscutivelmente um dos jornalistas mais influentes do Brasil.
Pesquisa fundamentada por extensa documentação do arquivo do autor.
Epílogo arrebatador que acompanha a trajetória de quinhentos personagens que sobreviveram à ditadura.

Sobre o autor:
Nascido na Itália, Gaspari chegou ao Brasil em 1949 em companhia de sua mãe Anna Giacchetti. Começou a carreira jornalística num semanário chamado Novos Rumos, e depois foi auxiliar do colunista social Ibrahim Sued, passando a seguir por publicações de destaque, como o Diário de São Paulo, a revista Veja e o Jornal do Brasil.

É colunista do jornal Folha de S. Paulo, jornal diário de São Paulo, onde está radicado, tendo seus artigos difundidos para outros jornais, dentre os quais O Globo do Rio de Janeiro, Correio do Povo de Porto Alegre, O POVO de Fortaleza e A Tribuna de Vitória

Dono de consagrada carreira no mundo jornalístico, publicou uma série de cinco livros sobre a ditadura militar brasileira, dividida em duas partes, as Ilusões Armadas e O Sacerdote e o Feiticeiro. Importante documento deste período histórico do Brasil, Gaspari havia em 1984 iniciado suas pesquisas a partir de uma bolsa de estudos no Wilson Center for International Scholars, cuja temática seria centrada nas principais figuras do período ditatorial: os generais Ernesto Geisel e Golbery do Couto e Silva. Embasado em documentos pessoais de ambos, a obra deslinda os bastidores do regime militar que por duas décadas mergulhou o Brasil no regime de exceção.

Nenhum comentário: