sexta-feira, 5 de maio de 2023

Livro: "O Plano Perfeito". Autor: Sidney Sheldon. Análise (opinião) literária. Incentivo á leitura. Desenvolver o prazer pela leitura.


 O romance "O plano perfeito" de Sidney Sheldon, tem tudo que se espera dessa forma  literária,  apresenta uma história completa composta por enredo, temporalidade, ambientação e personagens definidos de maneira clara.

Os personagens na história narrada, sendo eles principais ou secundários, são tratados com muita habilidade pelo autor, de forma que o leitor ao longo da leitura acaba por dar muita importância a todos eles, ficamos sempre com a percepção que todos eles surgirão a qualquer momento na história como fundamentais para o desfecho da narrativa.

Essa maneira de lidar com os personagens fica claro nessa obra, as histórias dos mesmos em alguns momentos, e muitas vezes até por longo período da narrativa, "correm" paralelamente sem se esbarrarem, mas descretamente o autor sinaliza para o leitor, que não deixe de prestar atenção em todas as informações dadas sobre o personagem, pois elas serão primordiais para a compreensão do romance.

A trama é muito bem "amarrada", prende à atenção de forma impressionante o leitor, ficasse sempre com a impressão de que elucidamos o desfecho da história, mas somos mais adiante, obrigados a reconhecer que estávamos redondamente enganados. 

O livro é sem dúvida nenhuma, na minha opinião, uma obra que deve ser lida e apreciada. Divirtam -se. 

Descrição da Editora:

Duas pessoas igualmente obstinadas em rota de colisão.

Uma, o governador do Kentucky, Oliver Russell. Um homem com planos de ganhar a Casa Branca. A outra, a bela e ambiciosa Leslie Stewart. Uma mulher determinada a vê-lo perder tudo. Em breve, os dois descobrirão que mesmo os planos mais perfeitos podem dar errado. E com consequências mortais.

Envolvente a cada página, O plano perfeito é Sidney Sheldon em sua melhor forma. Conhecedor como poucos das técnicas da narrativa, Sheldon introduz o leitor no universo de duas das mais poderosas instituições americanas: a política e a imprensa. Traz manipuladores e patifes, seja no universo político, financeiro ou sexual.

Sobre o autor:

Sidney Schechtel, mais conhecido como Sidney Sheldon, foi um escritor e roteirista norte-americano. Durante sua vida, Sheldon publicou 18 romances; todos alcançaram a lista de mais vendidos do jornal The New York Times. 

Nascimento: 11 de fevereiro de 1917, Chicago, Illinois, EUA.

Falecimento: 30 de janeiro de 2007, Eisenhower Health, Rancho Mirage, Califórnia, EUA.

Nenhum comentário: