terça-feira, 14 de março de 2023

Livro: "O enigma da religião". Autor: Rubem Alves. Análise (opinião) literária. Incentivo à leitura. Desenvolver o prazer pela leitura.



Quando nos dedicamos à leitura de um livro,  mesmo quando indicado por pessoas que nos afirmam que o livro é excelente, fica sempre a ansiedade de confirmamos tal afirmação. Quando me indicaram o livro "O enigma da religião" do autor Rubem Alves, mesmo conhecendo a história do teólogo, educador, tradutor e psicanalista, nunca hávia lido nenhuma de suas obras, portanto não sabia o que esperar. 

Confesso que no inicio a leitura do livro não foi uma tarefa fácil, por ser uma obra com narrativa filosófica, exige do leitor que não tem formação na área, uma atenção redobrada para não se perder, e consequentemente desistir da leitura.

Passado esse primeiro obstáculo, e ao decorrer da leitura, uma satisfação vai tomando conta de nós, quando percebemos a genialidade do autor. 

Com uma proposta a princípio nada fácil de cumprir, que é desvendar o enigma da religião, a narrativa muito bem embasada e elaborada nos faz colocar em segundo plano a preocupação em chegarmos a uma conclusão sobre o tema proposto.    

Mesmo o título nos sugerindo que ao final da leitura chegaríamos a uma conclusão, visto que se existe um enigma, esse pode sim ser elucidado, o autor nos mostra entre outras coisas, que a índole do ser humano diferentemente de outros seres vivos, faz com que esse enigma se transforme em um mistério, e como tal, quase impossível de elucidação, ou pelo menos que cheguemos a uma só conclusão.  

O que ficou claro para mim, e que para se sentir minimamente feliz o ser humano precisa da sensação de amparo de previsibilidade e proteção, mesmo que para isso tenha que trocar o real pelo abstrato. Um excelente livro. 

Descrição da editora 

Como sobreviver com esperança em situações muito adversas? Religião: a teimosa obstinação que continua a ter esperança a despeito de tudo. "O Enigma da Religião" é um ensaio precisamente sobre essa questão: nós diferentemente dos animais recusamo-nos a aceitar o veredicto dos fatos. E acrescentamos algo a eles sejam os jardins as bandeiras os poemas as sinfonias os altares as utopias... Por que se nada disso é retrato das coisas que estão aí? Por que se nada disso é ciência? E é inútil dizer que os deuses morreram. Se morreram outros nascerão de dentro de nós. Nós os geraremos porque não podemos viver num mundo em que os bancos a política os cascos e as prisões têm a última palavra.

Sobre o autor:

Rubem Alves (1933-2014) foi teólogo, educador, tradutor, psicanalista e escritor brasileiro. Autor de livros de filosofia, teologia, psicologia e de histórias infantis.

Rubem Alves nasceu na cidade de Boa Esperança, em Minas Gerais, no dia 15 de setembro de 1933. Em 1945 muda-se com a família para o Rio de Janeiro. Criado em uma família protestante, tornou-se pastor.

Formação

Entre 1953 e 1957 cursou Teologia no Seminário Presbiteriano de Campinas, São Paulo. Em 1958 mudou-se para a cidade de Lavras, Minas Gerais, onde exerceu a função de pastor até 1963.

Ainda em 1963, Rubem Alves foi estudar em Nova York, retornando em 1964, com o título de Mestre em Teologia, pela Union Theological Seminary.

Rubem Alves faleceu em Campinas, São Paulo, no dia 19 de julho de 2014.

"O enigma da religião"

Editora‎ Papirus; 7ª edição (12 dezembro 2006) Idioma‎ Português Capa comum‎ 175 páginas.

Nenhum comentário: