quinta-feira, 30 de março de 2023

Livro: "Na margem do Rio Piedra eu sentei e chorei ". Autor: Paulo Coelho. Análise (opinião) literária. Incentivo á leitura. Desenvolver o prazer pela leitura.


 O livro de Paulo coelho, "Na margem do Rio Piedra eu sentei e chorei", é  como a própria orelha da obra define "Uma história de amor"

As histórias de amor têm como definição para a sua elaboração alguns tópicos que não podem faltar. Desenvolver personagens apaixonantes, e isso não significa que não tenham defeitos, o casal não precisa combinar em tudo, os desafios tornam o amor mais intenso e tente fugir dos clichês. 

Quero aqui confessar que esse foi o primeiro livro que li do escritor Paulo Coelho, portanto não tenho, e nem poderia ter, opinião formada sobre o estilo do autor. O que poderia afirmar da obra em questão é, como leitor o livro não preencheu as minhas expectativas. 

Como dito acima, a historia de amor Contada pelo autor tenta preencher todos os requisitos necessários para ser um bom texto, acrescentando ainda um toque de misticismo, fé e religiosidade. No entanto para mim e só para mim, quero frisar, achei a historia lenta de enredo fraco e monótono, e por muitas vezes não conseguiu fugir dos clichês. 

Porém eu recomendo a leitura do livro, porque o facinante dos livros e que as histórias batem de modos diferentes nas pessoas que as lêem, dependendo do momento e das circunstâncias em que a leitura é feita.

Por isso a leitura nunca deve ser descartada por opiniões de terceiros, cheguem as suas próprias conclusões. 

Resenha da Editora:

“Quem ama venceu o mundo, não tem medo de perder nada. O verdadeiro amor é um ato de entrega total.” ― Paulo Coelho Quando foi publicado, a tiragem inicial de 30 mil exemplares de Na margem do Rio Piedra eu sentei e chorei esgotou em uma semana. Ao mesmo tempo, sua publicação em outros países já era negociada ― este livro chegou a ser lançado em mais de quarenta idiomas. Um sucesso inimaginável mesmo considerando que, naquela época, Paulo Coelho já era o nosso autor mais lido internacionalmente. Esta obra narra a história de dois amigos que se separam e voltam a se encontrar onze anos depois. Durante todo esse tempo, muita coisa mudou. Pilar se tornou uma mulher forte e independente e ele se tornou um líder espiritual extremamente carismático, capaz de influenciar multidões. O que para Pilar, a princípio, seria um rápido encontro, se transforma em um novo relacionamento que vai fazer que ambos tenham que enfrentar seus próprios obstáculos interiores. Em um romance que fala de entrega, dor, sofrimento, perdão e esperança, Paulo Coelho nos mostra que o amor é a melhor forma de trilharmos o nosso caminho. “[Em Na margem do Rio Piedra eu sentei e chorei], Coelho reafirma sua fé no cristianismo, evocando uma raiz pagã para a figura da Virgem Maria, identificada à Grande Deusa, ou Grande Mãe, divindade celta da fertilidade.” ― Folha de S.Paulo “A história de Na margem do Rio Piedra eu sentei e chorei é linda e inocente como uma parábola santa.” ― Cosmopolitan, França “A tradução simples, mas de alguma forma elevada, captura a sincera crença de que na vida diária estamos no meio do extraordinário.” ― The Times, Reino Unido

Sobre o Autor:

Nascido em 1947, no Rio de Janeiro, PAULO COELHO atuou como dramaturgo, jornalista e compositor, antes de se dedicar à literatura. É considerado um fenômeno literário, com sua obra publicada em mais de 170 países e traduzida para 84 idiomas. Juntos, seus livros já venderam 230 milhões de exemplares em todo o mundo.

Nenhum comentário: